25/03/2024 19h56 - Atualizado em 25/03/2024 20h25

Equidade de gênero é tema de evento na PGE

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), em sua sede, o seminário com o tema “O poder feminino em foco: os desafios para a equidade de gênero”.

O evento, que reuniu mais de 130 pessoas entre procuradores, magistrados, servidores, residentes jurídicos e autoridades de outros órgãos do Poder Executivo, teve como palestrante principal a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, que falou sobre o “Incentivo à participação feminina no sistema de justiça”.

Em sua exposição, Fabiana destacou a importância de as mulheres ocuparem mais espaço nas carreiras jurídicas e traçou uma linha do tempo mostrando a evolução. “Apesar de já termos conquistas importantes, precisamos avançar mais, pois segundo pesquisas atuais, no ritmo atual, só conseguiremos chegar à paridade entre homens e mulheres no ano de 2154”, pontuou.

Antes da palestra principal, o procurador-chefe do Centro de Estudos e Informações Jurídicas (CEI) da PGE, Rodrigo Francisco de Paula, teve a oportunidade de dar as boas-vindas, abordando o tema “Quem tem medo do poder feminino? Porque os homens podem e devem participar dessa discussão”.

Na avaliação de Rodrigo, a participação dos homens no debate sobre a equidade de gênero é fundamental. “A promoção da equidade de gênero se tornou um compromisso de homens e mulheres interessados em um mundo melhor. Não se trata, portanto, de um discurso que interessa apenas às mulheres”, explicou o procurador, que encerrou sua palestra citando Pepeu Gomes e Baby do Brasil: "Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino".

Para o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, o evento foi um sucesso. “Trouxemos nomes de expressiva representatividade para o seminário, qualificando ainda mais o debate e fortalecendo a política de equidade na PGE”, concluiu Jasson, destacando ainda que a PGE tem a meta de alcançar, até o próximo ano, 30% de participação das procuradoras em cargos de chefia.

Além da palestrante principal, compuseram a mesa do seminário a vereadora de Vitória, Karla Coser; a capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Gabriela Andrade; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Débora Maria Ambos Correia da Silva; a procuradora do Estado, Maria Madalena Selvatici Baltazar e a presidente da Comissão de Equidade e procuradora do Estado, Erica Pimentel.

Assessoria de Comunicação da PGE/ES