Perguntas frequentes - Biblioteca

BIBLIOTECA VIRTUAL – BASE DE DADOS

1 – O que são Bases de Dados?
São um conjunto de dados inter-relacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Fornece recursos estruturais, de forma precisa e confiável. Contêm milhares de artigos científicos de renomadas fontes, com conteúdo atualizado e com destacado fator de impacto, além de livros e normas.

2 – Como faço para acessar as Bases de Dados ?
Para acessar as Bases de Dados por meio do site da PGE: clique no link "Biblioteca" e depois no intem "Consulta ao acervo".


DEVOLUÇÃO

3 – Posso devolver os materiais e deixar a multa pendente?
Sim. Materiais com atrasos podem ser devolvidos independentemente do pagamento da multa no ato. O valor permanecerá inalterado até a quitação da multa. Lembramos que usuários com itens em atraso e/ou multas pendentes permanecerão afastados dos serviços de empréstimo domiciliar, renovações e reservas até a regularização da pendência.

4 – Outra pessoa pode fazer a devolução do material em atraso?
Sim. Outra pessoa poderá efetuar a devolução e no ato da devolução levará o DUA para pagamento da multa.


DOAÇÃO DE MATERIAIS

5 – Posso doar materiais bibliográficos para a Biblioteca?
Sim. A Biblioteca aceita doações de livros e material bibliográfico. Os doadores deverão assinar o "Formulário de Doação", concordando que o material seja acervado de acordo com os critérios e a necessidade da biblioteca ou encaminhado para outra Instituição.
E-MAIL

6 – O cadastramento ou mudança de endereço de e-mail deverá ser efetuado na Biblioteca utilizando o Library ou enviando um e-mail para a Biblioteca? 
O e-mail é uma ferramenta importante, pois, por seu intermédio, o usuário recebe avisos de devolução de materiais, de liberação de reservas e comprovantes de renovação.


EMPRÉSTIMO

7 – Quem pode utilizar o serviço de empréstimos de material bibliográfico na Biblioteca da PGE?
Usuários, isto é, Procuradores do Estado na ativa e aposentados, servidores e estagiários da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo.

8 – Quantos materiais podem ser emprestados para usuários e por quanto tempo?
Veja prazos e quantidades em Regulamento. Clique em Regimento Interno para fazer o download.

9 – Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
Sim. O sistema envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, um aviso de vencimento com dois dias de antecedência do prazo de empréstimo. Porém, o eventual não recebimento do e-mail por problemas técnicos, não isenta o usuário do compromisso de cumprir os prazos. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder.


MULTAS E MATERIAIS PENDENTES

10 – Qual o valor da multa?
O valor da multa é de R$ 5,00 por dia para cada livro.

11 – A multa é cobrada também nos finais de semana e feriados?
Sim. A multa incide a partir do dia do atraso até a data da devolução.


PERDA, ROUBO OU DANOS

12 – Perdi um livro que estava em meu nome, como proceder nesse caso? E se o livro estiver danificado?
No caso de perda, roubo ou danos, o usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca para evitar a cobrança da taxa por atraso. Ele terá o prazo de trinta dias para ressarcir a Biblioteca com um exemplar idêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou de edição mais atualizada da obra perdida. Caso a perda tenha sido comunicada após o vencimento do empréstimo, além da reposição da obra, o usuário deverá pagar a multa referente aos dias em atraso. Em caso de obra esgotada o bibliotecário responsável estabelecerá o valor da indenização compatível com o valor estimado da obra.


PESQUISA NO ACERVO

13 – Como realizar a pesquisa na Biblioteca?
A pesquisa ao acervo do Sistema de Bibliotecas Library pode ser feita pela internet por qualquer pessoa, vinculada à Procuradoria ou não. Para realizar a pesquisa você pode seguir os passos abaixo:
- Acessar a página da PGE (www.pge.es.gov.br);
- Clicar em Biblioteca;
- Na página da Biblioteca clicar em Consulta ao Acervo;
- Basta clicar na caixa de texto, digitar o termo para a pesquisa, selecionar os filtros e clicar em pesquisar.


RESERVA

14 – Como faço para solicitar reserva de algum material?

As obras emprestadas poderão ser reservadas por meio do site, bastando que o interessado solicite registro no Sistema Library, na opção RESERVA, devendo ser observada a ordem cronológica dos pedidos.
§ 1º - Quando uma obra já estiver em reserva, a Biblioteca notificará o usuário em poder da mesma para imediata devolução.

15 – Por quanto tempo a obra que reservei ficará disponível após sua liberação?
O exemplar fica disponível para o usuário durante 24 horas após liberação. Ao término deste prazo o sistema automaticamente cancela a reserva e passa para o próximo da lista de espera, não gerando multa alguma para o usuário que deixou de retirar a reserva no prazo.
As reservas devem ser retiradas na Biblioteca.


RENOVAÇÃO

16 – Como faço para efetuar a renovação?
Para fins de renovação, o usuário deverá consultar o Sistema Library por meio da internet (RESERVA pelo site). Não havendo reserva da obra em empréstimo, poderá solicitar a renovação por igual prazo, uma única vez, mediante e-mail pessoal assinado digitalmente, ofício ou pessoalmente, consecutiva e/ou comparecer à Biblioteca de posse do exemplar.

17 – Para fazer a renovação na Biblioteca preciso trazer os livros?
Sim, pois caso haja reserva você não poderá renová-lo, ou seja, terá que devolvê-lo na data de vencimento.

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