Evento lança Plano de Equidade de Gênero da PGE
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizou, nesta sexta-feira (08), em seu auditório, o último evento do calendário de comemorações dos 80 anos da PGE. Na ocasião, houve o lançamento do Plano de Equidade de Gênero da Procuradoria, com a palestras da procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, e da procuradora do Estado do Rio de Janeiro, Nathalie Giordano.
Com um auditório lotado, o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância do tema e de seu enfrentamento na sociedade brasileira. Em seguida, quebrando o protocolo, Jasson passou o cargo de procurador-geral para a presidente do Comitê de Equidade de Gênero da PGE e também procuradora do Estado, Luciana Merçon, que conduziu os trabalhos da mesa.
Em sua fala, Luciana fez um resgate histórico relatando como foi o processo de amadurecimento, na PGE, no sentido de se instituir uma política de equidade de gênero para além do discurso. “Propus ao procurador-geral algo mais concreto do que somente comemorar o Dia da Mulher com palestras sobre o tema. Precisávamos ir adiante e encarar o problema dentro da PGE. E assim o fizemos, de forma institucional, com o apoio da alta administração e com a ajuda de todos os componentes da nossa Comissão de Equidade”, explicou Luciana.
A primeira a palestrar foi a procuradora do Estado do Rio de Janeiro, Nathalie Giordano. Em sua explanação, Natalie apresentou os principais resultados da pesquisa elaborada pelo Fórum de Equidade e Diversidade do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). Intitulada “Panorama da Diversidade nas Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal”, a pesquisa foi realizada por meio de questionário on-line junto a servidores (efetivos e comissionados), colaboradores (terceirizados) e procuradores de Estado do país. O estudo completo está disponível em https://bit.ly/46PJ9Fp.
Finalizando o evento, a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, fez uma explanação sobre a necessidade de se debater a questão da equidade para as mulheres, sobretudo numa sociedade tão impregnada por comportamentos machistas, preconceituosos e ultrapassados. “É muito importante pensarmos no tema da equidade quando falamos de uma carreira que faz parte do sistema de justiça, orienta políticas públicas e representa o Estado em juízo. Por isso, precisamos trazer esse debate para a nossa carreira, para podermos ampliar nossos horizontes e trazer soluções mais eficientes e criativas para o Estado. Então, eu parabenizo a PGE do Espírito Santo por estar tratando esse tema de maneira frontal e pela alta administração reconhecer a importância de se falar em equidade na advocacia pública”, concluiu.
Também compuseram a mesa a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e a vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes), procuradora do Estado Jucilene Fuzari.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE/ES
Renato Heitor Santoro Moreira
(27) 3636-5059 / 98849-4899