01/03/2021 17h20 - Atualizado em 06/04/2021 12h17

Investimentos em Tecnologia da Informação marcaram 2020 na PGE

Se houve um ano a partir do qual as novas Tecnologias da Informação (TI) se mostraram ainda mais importantes para o bom andamento dos trabalhos, esse ano foi o de 2020. Com o surgimento inesperado de uma pandemia que, num primeiro momento, obrigou boa parte dos servidores públicos estaduais a trabalhar remotamente de suas residências, a saída para que não houvesse paralisação na prestação dos serviços foi justamente o aumento de investimentos em TI.

Na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) não foi diferente. Ao longo do ano de 2020, a PGE investiu na contratação de serviços e compra de equipamentos, melhorando ainda mais as condições de trabalho de seus procuradores, servidores, residentes jurídicos e estagiários.

Entre os investimentos de destaque estão a contratação de software para a realização de webconferências; a compra de 30 novos computadores para a Escola da PGE (ESPGE); aquisição e implementação do uso de certificados digitais nos sistemas e nas transações eletrônicas efetuadas pelos usuários da instituição; ampliação do link de internet de 25 Mb para 100 Mb; implantação de serviço para acesso remoto ao servidor de arquivos da PGE; ampliação, organização e monitoramento dos principais serviços e servidores hospedados no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Outros investimentos foram: implantação de plataforma virtual de aprendizagem para o Programa de Residência Jurídica; reestruturação do cabeamento estruturado em todo o prédio da PGE; aquisição de webcams e televisores para as salas de reuniões e videoconferências, contratação de leitura eletrônica automatizada de Diários Oficiais e de uma Central de Atendimento para suporte aos usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da instituição (Service Desk), adotando as melhores práticas de gestão sobre serviços de TIC disponíveis no mercado e ampliando os canais de acesso aos usuários por meio de ferramenta apropriada, Central 0800, serviço de e-mail e WhatsApp, inclusive com o acesso remoto aos equipamentos cadastrados visando a agilizar o atendimento e reduzir os prazos de atendimento, bem como possíveis atrasos na execução das atividades dos usuários da PGE.

Na avaliação do gerente de informática da PGE, Paulo Souza, 2020 foi um ano desafiador. “Mesmo com todos os obstáculos impostos pela pandemia, conseguimos avançar com o nosso planejamento, identificando as demandas prioritárias e estruturantes que subsidiaram nossas ações que visaram à manutenção dos serviços, aprimorando e ampliando a gama de recursos em meio à pandemia e, ao mesmo tempo, focando em possibilidades de inovação e aprimoramento dos processos de trabalho no âmbito da instituição e garantindo que a Procuradoria mantivesse seu ritmo de trabalho dentro da normalidade”, afirmou.

A previsão é que investimentos continuem para 2021. Segundo dados da Gerência de Informática da PGE, boa parte dos esforços estão destinadas à contratação de um sistema para gestão da Dívida Ativa e à participação da PGE na implantação de sistema de inteligência analítica dos processos de trabalho com a aplicação de tecnologias como inteligência artificial.

“Atualmente, a PGE já faz a gestão de aproximadamente 220 mil Certidões de Dívida Ativa (CDAs), o que equivale a cerca de R$ 32 bilhões em valores a serem geridos. Esse número – que tende a aumentar – por si só já mostra a necessidade de implementarmos ferramentas para otimizar o trabalho de cobrança e busca de bens”, informou Paulo Souza.

Da mesma forma, o sistema de inteligência analítica que terá a aderência de diversos órgãos do Governo do Estado, também trará uma ampliação na capacidade de trabalho da PGE, tendo em vista que o mesmo apontará, nos processos, as melhores alternativas de ações a serem tomadas, aprimorando o combate à ineficácia, corrupção, desvios e desperdício de recursos públicos.

Para o procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, esse tipo de investimento tem sido, há vários anos, uma marca registrada da PGE. “Desde 2008, quando a PGE contratou e implantou o sistema de processos digitais (PGE.NET), estamos sempre em busca de novas ferramentas para aumentar cada vez mais a produtividade de nosso trabalho. Não paramos desde então e, hoje, posso dizer que nossas atividades de consultoria jurídica e administrativa alcançaram ótimos níveis de excelência, auxiliando sobremaneira o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sociedade capixaba”.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE
Renato Heitor Santoro Moreira
(27) 3636-5059 / 98849-4899
comunicacao@pge.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard