06/11/2008 07h21 - Atualizado em 20/10/2015 15h22

Coleta Seletiva no Edifício Fábio Ruschi beneficia 50 famílias de catadores com uma tonelada e meia de lixo seco

Após um mês de implantação, o Programa de Coleta Seletiva no Edifício Fábio Ruschi a partir da sensibilização e participação dos servidores coletou uma tonelada e meia de lixo seco – resíduos que podem ser reciclados. Todo o resíduo gerado foi repassado para cerca de 50 famílias de duas associações de catadores da Grande Vitória.

Como forma de reduzir a geração de resíduos e o consumo de materiais, foram instalados em todos os ambientes do edifício Fábio Ruschi recipientes para a separação correta e adequada dos resíduos gerados. Foram disponibilizados contentores diferenciados para o descarte do papel, para a separação de lixo seco (que pode ser reciclado e voltar a ser útil) e lixo úmido (que não tem processo de reaproveitamento) e, também, coletores adaptados para o descarte dos copos descartáveis.

O programa possui um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Vitória que faz o recolhimento do lixo gerado pelos servidores do edifício Fábio Ruschi e, ainda, a divisão entre as duas associações de catadores que são beneficiadas com a medida. São elas: Associação dos Catadores da Ilha de Vitória (Amariv) e a Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Vitória (Ascamare).

O Programa de Coleta Seletiva Solidária do Governo Estadual tem como meta implantar o programa em todos os prédios de propriedade do Governo do Estado. O objetivo do programa é sensibilizar e conscientizar os servidores a fim de minimizar os efeitos negativos da intervenção humana no meio ambiente, uma vez que o plástico é considerado um dos maiores vilões ambientais.


O programa

O projeto piloto do Programa Coleta Seletiva Solidária funciona além do Edifício Fábio Ruschi, nas sedes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Em todos os ambientes do edifício foram instalados recipientes para a separação correta e adequada dos resíduos gerados. Foram disponibilizados contentores diferenciados para o descarte do papel, dos copos descartáveis e, além dessa diferenciação, será realizada, também, a separação de lixo seco e lixo úmido.

Para isso, as lixeiras receberam um adesivo, para que seja feita a distinção. A separação ocorre principalmente em função do que as associações tem ou não possibilidade de reciclar. Nos recipientes de lixo seco são depositados os materiais que são reaproveitados, recicláveis. Aqueles resíduos que ainda não são reaproveitados na cadeia produtiva, tem destinação para os recipientes de lixo úmido.

Como uma forma de reduzir a geração de resíduos e o consumo de materiais, todos os aproximadamente mil servidores do edifício Fábio Ruschi receberam canecas individuais para a redução do uso de copos descartáveis.


Classificação

O lixo seco é o material que pode ser reaproveitável e voltar a ser útil, gerando enorme economia de energia e recursos naturais. No recipiente com essa nomenclatura são depositados materiais como: copo plástico; papel, formulário contínuo; espiral de plástico; embalagem de papelão e papel; jornal; caixa polionda (plástico); garrafas plásticas (PET); latas; bailarinas, percevejos e clips; capas de processo; embalagens plásticas; sacolas plásticas, embalagem; tetrapak e cabos de rede.

O lixo úmido é o que não tem processo de reaproveitamento viável economicamente e são destinados a aterros sanitários. São depositados nesse recipiente os restos de comida; resíduos de varrição e poda; papel higiênico; papel toalha; guardanapo usado; embalagem do papel A4; embalagem de biscoito; grampos usados; papel contact; sachê de chá usado; filtro de papel usado; etiquetas adesivas; formulário de etiqueta; embalagens de isopor; talheres e pratos plásticos; marmitex usada; papel carbonado; papel de fax; CD e disquete; plástico filme; papel de bala; papel alumínio; chicletes; pincel atômico; caneta marca texto; caneta usada.

O papel considerado limpo, ou seja, não amassado, nem rasgado e não sujo é destinado a uma lixeira diferenciada.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação PGE/ES 
Thalita Dias 
(27) 3380-3049/ 9887-8488
 
Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua
Tel.: 3381-6450 / 99496018
clarissa.scardua@seger.es.gov.br
Texto: Flávia Zambrone 
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard