30/05/2008 14h40 - Atualizado em 20/10/2015 15h20

Crise da autoridade é tema de palestra feita por procurador do Estado

O procurador do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Francisco de Paula, participou, na manhã desta sexta (30), do Congresso Brasileiro de Direito e Psicanálise, proferindo a palestra ‘A crise da autoridade no mundo atual’.
 
Rodrigo Francisco de Paula comentou, antes de iniciar o assunto, que, mesmo diante de profissionais de duas áreas distintas – direito e psicanálise – se sentia à vontade para discursar sobre o tema que lhe parece muito relevante na atualidade. Ele ressaltou que, sendo a razão insuficiente para responder a todas as demandas humanas, seria impossível para apenas uma área do saber fazê-lo, sendo a interlocução primordial neste sentido.
 
Segundo o procurador, a crise da autoridade está diretamente ligada à crise da liberdade. “Devido à falta de um padrão da religião e da tradição, o homem é hoje condenado a viver em liberdade, e fica perdido, pois não sabe o que ele pode realmente. Numa sociedade que prega a felicidade a qualquer preço, a falta de um padrão de conduta faz com que o homem esqueça do outro, use o outro como objeto do seu prazer individual”, explicou, citando o autor italiano Eligio Resta.
 
O palestrante defendeu que a exaltação dos ideais iluministas da liberdade e igualdade, sem fraternidade, leva à opressão do outro, e à conseqüente crise de autoridade.
 
Ao fim da palestra, o procurador defendeu a proposta de inserir o amor no Direito. “Essa não é uma proposta utópica, mas uma proposta objetiva de mudança de postura no espaço público de convivência. É preciso eliminar o caráter paranóico da oposição, ou seja, deixar de ver o outro como inimigo”.
 
Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação PGE/ES
Thalita Dias
(27) 3380-3049
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard