23/09/2008 12h34 - Atualizado em 20/10/2015 15h20

Mais de 50 famílias de catadores serão beneficiadas com a Coleta Seletiva Solidária lançada nesta terça (23)

Foi lançado na manhã desta terça-feira (23) o projeto piloto do Programa de Coleta Seletiva Solidária, no edifício Fábio Ruschi, em Vitória, que a partir da sensibilização e participação dos servidores irá separar e destinar todo o resíduo gerado na unidade para associações de catadores da Grande Vitória. Cerca de 50 famílias serão beneficiadas com a doação e comercialização do produto.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, assinou, durante a solenidade de lançamento do programa, um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Vitória. A administração municipal, representada na solenidade pelo secretário de Serviços, Carlos Eduardo Souza Pinel, ficará responsável pelo recolhimento do lixo seco – resíduos que podem ser reciclados.

A Prefeitura fará a o recolhimento do lixo gerado pelos servidores do edifício Fábio Ruschi e, ainda, a divisão entre as duas associações de catadores que serão beneficiadas com a medida. São elas: Associação dos Catadores da Ilha de Vitória (Amariv) e a Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Vitória (Ascamare).

A catadora Maria Aparecida Silva Pereira, que começou a trabalhar ainda criança em um lixão, com sete anos de idade, fez um depoimento sobre a importância do lixo em sua vida. “Já passei por vários lixões durante toda a minha vida e muitos de meus colegas estão nas ruas, com seus carrinhos, buscando o lixo para o sustento. Essa é mais uma conquista para nós, com certeza. A coleta seletiva veio para nos ajudar e contribuir com o nosso trabalho”, relatou.

Segundo o secretário Ricardo de Oliveira, o lançamento do Programa de Coleta Seletiva Solidária é um chamamento à responsabilidade individual de todos com o meio-ambiente. “Estamos começando aqui no Fábio Ruschi, mas, queremos que essa ação se espalhe por todo o Governo, promovendo o movimento da sustentabilidade, da conscientização e da educação ambiental. E nós temos que ser multiplicadores”, disse.

O secretário falou ainda sobre outras ações que a administração estadual está implantando, por meio da Seger, orientando o poder de compras sustentáveis do Estado. “Com a publicação do Decreto 2.087-R, em julho, além da implantação da coleta seletiva, também instituímos o programa de eficiência energética e a prioridade do uso de papel reciclado e do álcool nos automóveis do Governo. São medidas que confirmam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”, afirmou Oliveira.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, falou sobre o papel de cada um na contribuição com o meio ambiente. “Cada vez mais os problemas ambientais afetam a nossa vida. E eles são causados com a nossa contribuição, de toda a sociedade. O Governo do Estado está dando seu exemplo e, todos juntos, vamos mostrar que é possível sim, cada um fazendo seu papel como cidadão, melhorar a nossa relação com o meio ambiente”, afirmou.

Segundo dados apresentados pelo secretário de Serviços de Vitória, Carlos Pinel, atualmente são coletados aproximadamente 70 toneladas de lixo, em 283 pontos de entrega voluntária na Capital. “Se isso não fosse coletado corretamente, como será feito a partir de hoje aqui no edifício Fábio Ruschi, todo esse lixo estaria exposto pelas ruas da cidade”, explicou.

Ainda segundo Pinel, a destinação correta do lixo significa gerar emprego e renda. “Aquilo que chamamos de lixo sustenta hoje mais de 50 famílias na Grande Vitória. Trabalhar a coleta seletiva faz com que todo o material gerado chegue de maneira correta a essas famílias, que podem fazer a comercialização dos resíduos reaproveitáveis”, ponderou.

Com a implantação do projeto piloto do Programa de Coleta Seletiva no edifício Fábio Ruschi, o objetivo é implantar o programa em todos os prédios de propriedade do Governo do Estado. O projeto piloto já funciona nas sedes da Seama e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Clique aqui para ampliar!

Orquestra de Garrafas

Durante a solenidade de lançamento do Programa de Coleta Seletiva, na manhã desta terça (23), todos foram surpreendidos e se encantaram com a apresentação da Orquestra de Garrafas, composta por crianças e adolescentes que usam garrafas plásticas como instrumento musical.

A orquestra apresentou o Hino Nacional e outros dois clássicos da Música Popular Brasileira e arrancou aplausos de todos os presentes. Com o reaproveitamento de garrafas plásticas como instrumentos musicais, os integrantes têm a oportunidade de estudar música, de se sensibilizar para a preservação do meio ambiente, de valorizar a diversidade cultural e de se formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. A Orquestra de Garrafas iniciou as atividades em setembro de 2004, no município de Serra, e é composta por crianças e adolescentes estudantes da rede pública municipal de ensino.

Ainda durante a manhã, os servidores e demais participantes da solenidade participaram do Café com Prosa, que contou com a presença da poetisa Kátia Bobbio e do servidor da Seger, Sandro Pandolpho da Costa, com reflexões quanto a nossa contribuição para a preservação do meio ambiente.

A programação de lançamento segue durante a tarde, no edifício Fábio Ruschi, com a palestra “Consumo responsável: e eu com isso?”, com Ana Flavia Borges Badue, que é educadora ambiental e, também, encerrando as atividades do dia, serão realizadas duas oficinas práticas especialmente para os servidores. Uma de garrafa PET e a outra de origami.

Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação PGE/ES