07/02/2012 12h21 - Atualizado em 20/10/2015 15h22

Ministério Público de Contas tem novo procurador geral

Tomou posse, nesta segunda-feira (06), no Pleno do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), o novo procurador geral do Ministério Público de Contas do Estado, Luiz Henrique Anastácio da Silva.

Na ocasião, estiveram presentes os conselheiros do TC-ES e autoridades como o procurador geral do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice (representando o governador Renato Casagrande); o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Pedro Valls Feu Rosa; o procurador geral de Justiça, Fernando Zardini; e o prefeito de Vitória, João Coser.

Em seu discurso de posse, Luiz Henrique destacou a importância do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) ter uma atuação independente, autônoma e sem interferências externas, mas com ampla integração junto aos conselheiros, auditores e todo o corpo técnico do TC-ES.
 

Outro ponto que chamou a atenção no discurso do novo procurador de Contas foram as prioridades anunciadas para sua gestão. Entre elas estão o debate com a sociedade sobre o perfil e a forma de escolha dos conselheiros que farão parte do Ministério Público de Contas; a formação da lista de gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares e o encaminhamento das mesmas à Justiça Eleitoral e, por fim, a reforma administrativa do MPC-ES. “Nosso objetivo é fazer uma atuação eficiente”, explicou Luiz Henrique.

Ao encerrar seu discurso, Luiz Henrique foi saudado por todos e recebeu um abraço da filha Maria Luiza, de sete anos, que, quebrando o protocolo, tomou assento ao colo do pai na bancada do Pleno, onde ficou até o final da sessão.

Balanço
Após o discurso de posse de Luiz Henrique Anastácio da Silva, o presidente do TC-ES, Sebastião Carlos Ranna, aproveitou para fazer um breve balanço dos primeiros 30 dias à frente do TC-ES. “Vamos divulgar todos os pareceres e acórdãos no site do TC-ES para agilizar o trabalho dos conselheiros”, disse Ranna. O presidente destacou ainda a confecção e publicação do Código de Ética dos Servidores do TC-ES. “Nem todos os Tribunais de Contas possuem esse instrumento”.

Finalizando sua fala, Carlos Ranna deu as boas vindas ao novo procurador geral de Contas e garantiu a manutenção da autonomia necessária ao trabalho do Ministério Público de Contas do Estado.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard