07/08/2009 09h22 - Atualizado em 20/10/2015 15h23

Namyr Carlos de Souza Filho assume cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado

Em sessão solene marcada por forte emoção e pela presença maciça de autoridades do Estado, o procurador Namyr Carlos de Souza Filho foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo na última quinta-feira (6). Namyr foi empossado pelo presidente em exercício do TJ, desembargador Álvaro Bourguignon, e durante seu discurso de posse afirmou que vai atuar para garantir a ética no Poder Judiciário

O governador Paulo Hartung, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Élcio Álvares, o presidente da Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o desembargador Marcos Faver, do Rio de Janeiro e o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira, foram algumas das autoridades presentes. Familiares, amigos e colegas advogados de Namyr Carlos de Souza Filho também compareceram à solenidade, que lotou o Salão do Pleno do Tribunal de Justiça.

No início da sessão, Namyr Carlos de Souza foi conduzido ao Salão pelos desembargadores Alemer Ferraz Moulin e Benício Ferrari, respectivamente o mais antigo e o mais novo integrante do Tribunal de Justiça. Após assinar o termo de posse, o novo desembargador, acompanhado da mãe, Maria da Glória Barros de Souza, recebeu do presidente em exercício, o colar do mérito Judiciário. Um momento de muita emoção.

A saudação ao novo integrante do TJES foi feita pelo desembargador Sérgio Gama. Em seu discurso, Gama destacou a atuação de Namyr de Souza como advogado, carreira em que o novo desembargador militou por 23 anos. "O exercício do cargo de desembargador coroa uma vida dedicada ao Direito e à Democracia. A ascensão de Namyr é um reconhecimento à importância dos advogados, pregoeiros de movimentos cívicos de grande relevância", destacou o desembargador no seu discurso.

Em outro momento de sua fala, o desembargador Sérgio Gama reivindicou a aprovação de projetos de lei, que visam amenizar a morosidade da Justiça. "Há muito tempo os usuários da Justiça reclamam da ausência de resposta para seus anseios. Para que a Justiça seja creditada é necessária prudência e responsabilidade", frisou.

Em momento marcante da solenidade, o presidente do Colégio de Presidente de Tribunais de Justiça do Brasil fez questão de se pronunciar. Marcos Faver destacou a credibilidade do Judiciário capixaba e afirmou que o Colégio de Presidentes apóia a condução do Judiciário do Estado. "O Tribunal de Justiça do Espírito Santo se destaca pela coragem e pela dignidade de seus membros. É um momento de dificuldades, mas também de afirmação. É preciso que essas qualidades sejam proclamadas", afirmou Faver.

Já empossado, o novo desembargador fez um discurso muito emocionado. Namyr de Souza lembrou da família, em especial dos pais. Falou sobre o exercício da advocacia e a militância na Ordem dos Advogados. "Atuei como advogado por mais de duas décadas.

Sentirei imensa saudade em deixar amigos e colegas. O advogado tem função indispensável para o exercício da Justiça. Minha intenção é lutar para uma Justiça moderna, atuante e mais próxima do povo", destacou o novo desembargador, que se emocionou por várias vezes durante o discurso, principalmente quando falava do pai, Namyr Carlos de Souza, falecido há 22 anos.

Aplaudido de pé, Namyr afirmou ainda que irá prezar pela ética na nova função. "Vou buscar a defesa da moralidade pública e nunca adotar a prática do nepotismo. O meu objetivo na magistratura é de honrá-la e dignificá-la", finalizou o novo desembargador.

O desembargador Álvaro Bourguignon, presidente em exercício também saudou o novo integrante do TJ em um discurso firme: "As afirmações do desembargador Namyr reivindicando ética e lisura refletem os anseios de toda a sociedade. Nenhum cargo público pode servir de esteio ao favorecimento de qualquer grupo e é essa postura que exigimos da magistratura", afirmou o presidente em exercício em discurso bastante aplaudido.

No final da solenidade o desembargador Namyr recebeu os cumprimentos no salão nobre do Tribunal de Justiça. Ele assumiu a vaga destinada ao Quinto Constitucional, pela OAB / ES. Com a posse, o Tribunal de Justiça completa o quadro de desembargadores, que hoje é composto por 26 integrantes.


Texto: Sílvia Gonçalves (TJES)

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/PGE
Thalita Dias
(27) 3380-3049 9887-8488

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard