04/11/2008 08h44 - Atualizado em 20/10/2015 15h22

Rodrigo Rabello é nomeado procurador-geral do Estado

O governador Paulo Hartung empossou, na tarde desta segunda-feira (03), o procurador do Estado Rodrigo Rabello Vieira como procurador-geral do Estado. A cerimônia aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença de secretários de Estado, representantes do judiciário, do legislativo, das polícias civil e militar, procuradores do Estado e servidores da Procuradoria Geral do Estado.

Clique aqui para ampliar!

A procuradora Maria Christina de Moraes, que respondia pela Procuradoria Geral do Estado desde setembro, foi a primeira a discursar e falou sobre a função dos procuradores: “nossa função é uma função social”. Ela ressaltou o apoio recebido pelo governador e concluiu: “nossa mensagem para o novo procurador-geral é de esperança e avanço”.

Em seu discurso, Rodrigo Rabello agradeceu o apoio dos familiares e disse estar disposto a dar o máximo de sua capacidade e inteligência para a obra de “engrandecimento da Procuradoria Geral do Estado, tarefa em que todos estão empenhados”, disse, referindo-se aos colegas de classe.

“Sei que vou encontrar percalços e espinhos. Entretanto, a minha disposição é no sentido de encará-los e lhes dar solução, com a inestimável colaboração e responsabilidade dos meus dedicados colegas procuradores, cuja competência e espírito público gostaria de enaltecer nesta hora”, afirmou Rabello.

Clique aqui para ampliar!

O governador Paulo Hartung lembrou, em seu pronunciamento, que no início do primeiro mandato foi preciso recolocar a máquina pública nos trilhos da legalidade, na direção do interesse público. Hartung destacou a importância de uma boa equipe para o sucesso da superação obtida pelo governo.

"Conseguimos montar uma equipe de governo qualificada, e isso também aconteceu na PGE. Quero agradecer o trabalho desenvolvido pela Drª Gladys; pela Drª Cristiane, pela Drª Christina, e desejar sucesso ao nosso novo procurador-geral, Drº Rodrigo. Vamos continuar trabalhando dentro da legalidade, para garantir que o dinheiro público seja bem utilizado em favor da população, especialmente a parcela menos favorecida da população", afirmou.

O governador criticou mais uma vez o excesso de formalismo na burocracia brasileira. Segundo Hartung, a formalidade exigida pelo estado brasileiro não é garantia de lisura, nem impede a ocorrência de desvios. "Temos de superar os entraves burocráticos que muitas vezes dificultam a boa prestação de serviços à população. O estado brasileiro é regido por muitas leis feitas para uma época que não existe mais. Precisamos de um serviço público que funcione efetivamente, que ofereça ao cidadão a contrapartida de seus impostos", frisou.

Quem é o novo procurador-geral

Rodrigo Rabello Vieira nasceu em Vitória (ES) em 23 de janeiro de 1961. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 1986, e desde então atua como advogado nas áreas cível e trabalhista, com ênfase em advocacia empresarial. Foi procurador do Município de Vitória no período de 1992 a 1994 e procurador do Instituto Nacional de Seguro Social de 1994 a 1996.

Ingressou na Procuradoria Geral do Estado em 1996 e, atualmente, atuava como procurador-chefe da sub-procuradoria fiscal. Desde janeiro de 2007 ocupa o cargo de Secretário Geral da Ordem dos advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo.

(27) 3380-3049/ 9887-8488

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Espírito Santo