05/07/2019 17h20 - Atualizado em 09/08/2019 16h30

Controle e gestão de resultados é tema de palestra na PGE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Sérgio Aboudib, esteve na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em Vitória, na manhã desta sexta-feira (05), onde proferiu palestra sobre o tema “Gestão de resultados em tempos de crise: o papel do controle”.

O evento faz parte do projeto Diálogos Institucionais, da Escola Superior da PGE (ESPGE), voltado para os residentes jurídicos e estagiários de Direito da Procuradoria. Na ocasião, também participaram como convidados para mediar os debates o secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Edmar Moreira Camata, e o procurador do Estado Anderson Sant’Ana Pedra.

Entre os tópicos destacados em sua palestra, Aboudib falou sobre a sustentabilidade como valor a ser perseguido no serviço público. “Quando falo de sustentabilidade não se trata (nesse caso) de meio ambiente. Significa justificarmos a nossa existência enquanto instituição pública, incluindo o seu custo para a sociedade. É preciso nos questionarmos antes se nós pagaríamos pelos serviços que prestamos. Essa reflexão precisa ser feita”, afirmou.

Outro ponto abordado pelo presidente do TCE-ES foi sobre a mudança de comportamento na gestão das instituições públicas. “Temos que gerenciar com ousadia e não ter medo de errar. O que não podemos é errar sempre os mesmos erros. Os erros nos fazem aprender”, ressaltou.

Aboudib mostrou ainda como o Tribunal de Contas se reorganizou gerencialmente, com a realização de planejamentos estratégicos e acompanhamento de projetos. Tudo feito com a contratação e parceria da Fundação Dom Cabral (FDC). O presidente do Tribunal Relatou também as ferramentas tecnológicas implementadas no TCE-ES, que lhe permitiram transformar a gestão do órgão e que, hoje, serve de exemplo para outras instituições públicas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE
Renato Heitor Santoro Moreira
Tel: 3636-5059 / 98849-4899
comunicacao@pge.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard