08/03/2023 18h55 - Atualizado em 05/04/2023 14h56

PGE comemora Dia da Mulher com evento sobre liderança feminina na gestão pública

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) comemorou, na manhã desta quarta-feira (8), em sua sede, o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, foi realizado o seminário “Equidade de gênero e a liderança feminina na gestão pública”, no qual participaram mais de 130 pessoas entre residentes jurídicos, procuradores e procuradoras do Estado, além de servidores da PGE.

Com palestras proferidas por Jackeline Rocha (deputada federal pelo Espírito Santo), Karla Coser (vereadora de Vitória), Nara Borgo Cypriano Machado (secretária estadual de Direitos Humanos) e Gina Strozzi (psicóloga e mentora de mulheres), o seminário também fez parte das comemorações dos 80 anos da PGE.

O procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, abriu as comemorações destacando as ações da PGE no que diz respeito às ações de equidade de gênero implementadas na instituição. “implementamos a política de equidade de gênero na PGE desde o ano passado e já aplicamos isso na nova setorial criada (Procuradoria de Projetos Estratégicos), onde as chefias são exercidas por duas procuradoras, além de haver uma paridade no número de procuradores e procuradoras que lá atuam”, ressaltou.

Após a abertura, a primeira a palestrar foi a deputada federal Jackeline Rocha, que participou virtualmente e destacou os avanços obtido pelas mulheres, mas, sobretudo, os obstáculos ainda existentes e o longo caminho ainda por percorrer. Na mesma linha, a vereadora de Vitória, Karla Coser, apontou as dificuldades vividas na Câmara da capital. “Hoje sou a única vereadora mulher na Câmara. Precisamos avançar mais na nossa participação”.

Na sequência, a secretária Nara Borgo fez sua exposição ressaltando a importância da participação da mulher na administração pública. “Precisamos quebrar o estereótipo de que esses espaços devem ser ocupados apenas pelos homens. Só teremos uma sociedade mais justa e democrática quando atingirmos a igualdade de gênero. Para isso, nós, mulheres, temos que ocupar os mesmos espaços e termos os mesmos direitos que os homens”, afirmou.

Finalizando o evento, a psicóloga e mentora de mulheres, Gina Strozzi falou sobre a importância de sensibilizar homens e mulheres sobre a real condição da mulher no trabalho, nos cargos de liderança e na família. Strozzi parabenizou a PGE pela realização do evento que, na sua avaliação, trouxe uma oportunidade para a reflexão sobre o tema. “Hoje nós refletimos sobre práticas e formas de enfrentamentos às barreiras que vivenciamos. Por isso, parabenizo a PGE por buscar formas, mecanismos e instrumentos para colocar a mulher em lugar onde ela desfrute de justiça, liberdade e equidade”, concluiu.

O seminário foi uma realização da Procuradoria-Geral do Estado, em parceria com a Associação dos Procuradores do Espírito Santo (Apes), que foi representada pelas procuradoras Santuzza da Costa Pereira (diretora de Honorários e Prerrogativas) e Juliana Paiva Faria (diretora Financeira). A coordenação do evento ficou a cargo da Escola Superior da PGE, chefiada pelo procurador Alexandre Nogueira Alves.

Assessoria de Comunicação da PGE/ES