24/06/2022 16h25 - Atualizado em 30/06/2022 17h46

PGE e Universidade de Coimbra assinam acordo de cooperação

O acordo tem como objetivo a realização de um intercâmbio acadêmico entre as instituições.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por intermédio de sua Escola Superior (ESPGE), assinou, nesta quarta-feira (29), às 11h, um acordo de cooperação acadêmico e científico com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).

O acordo tem como objetivo a realização de um intercâmbio acadêmico entre as instituições, permitindo a todos os procuradores e procuradoras interessados participarem de cursos e seminários (on-line e/ou presenciais) definidos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no âmbito da parceria.

A iniciativa da proposta de acordo partiu do procurador Horácio Augusto Mendes de Sousa. “A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é uma referência internacional no ensino jurídico, notadamente nos campos de pós-graduação lato (especialização) e stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) na área do Direito Público, que é de maior interesse para nós da PGE”, explicou Horácio.

Na avaliação do procurador-chefe da ESPGE, Alexandre Nogueira Alves, a parceria com a universidade portuguesa vai agregar mais valor à capacitação dos procuradores do Estado do Espírito Santo. “Estamos falando de uma universidade centenária, fundada em 1290 e de renome internacional. Nossa expectativa é a melhor possível”, destacou.

Para o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, a iniciativa vem em bom momento. “Essa parceria é bastante oportuna, já que nossa Escola Superior (ESPGE) vem exercendo um papel fundamental no sentido de aprimorar cada vez mais o conhecimento técnico dos nossos procuradores. Agora, com a assinatura desse acordo, será possível estabelecer um diálogo internacional entre nossas instituições, que certamente contribuirá para a melhor atuação da PGE”, comemorou.

Após a assinatura do acordo, a ESPGE iniciará estudos que vão indicar o tipo de formação pretendida, o período em que será realizada e a forma de participação em cada atividade a ser desenvolvida.

Assessoria de Comunicação da PGE/ES
Renato Heitor Santoro Moreira