02/08/2023 15h23 - Atualizado em 20/09/2023 15h24

PGEs de todo o Brasil realizam diagnóstico sobre diversidade

Foto: Renato H. S. Moreira
Os participantes responderão a temas relacionados a gênero, parentalidade, autodeclaração étnico-racial e questões de orientação sexual.

O Fórum Permanente de Equidade e Diversidade (FPED), vinculado ao Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estado e do Distrito Federal (Conpeg), iniciou, nessa terça-feira (1º), o primeiro diagnóstico de diversidade nas PGEs de todo o Brasil. A pesquisa se estenderá durante todo mês de agosto, encerrando-se no dia 31.

O objetivo do diagnóstico é ter e divulgar dados que permitam às procuradorias a realização de estratégias para promoção da inclusão e diversidade, promovendo mais transparência e diálogo com a sociedade a respeito da composição de seus quadros.

Por meio de um formulário on-line, cada participante responderá sobre temas relacionados a gênero, parentalidade, autodeclaração étnico-racial e questões de orientação sexual. O tempo de preenchimento é de aproximadamente 5 minutos e todos os formulários são anônimos.

Todos os colaboradores das PGEs estão recebendo, em seus e-mails corporativos e via aplicativo de mensagens instantâneas, comunicados com as informações necessárias para que participem de forma indistinta.


Fórum Permanente de Equidade e Diversidade

O FPED foi instituído no final de 2022 para que as Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal pudessem realizar um diagnóstico institucional sobre os membros da carreira e seus servidores. Os trabalhos foram efetivamente iniciados em março de 2023, com a indicação de um procurador representante para acompanhamento dos trabalhos.

Na Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE/ES), a Comissão de Equidade de Gênero é presidida pela procuradora Luciana Merçon Vieira e tem como membros as procuradoras Santuzza da Costa Pereira, Erica Pimentel, Aline Hardman Dantas, Elaine Pereira da Silva, Kamila Della Fuente Freire Bustamante, Maira Campana Souto Gama, Maria Madalena Selvatice Baltazar, Patrícia Cristine Viana David, Tatiana Cláudia Santos Aquino Madruga, bem como os procuradores Claudio Penedo Madureira, Erfen José Ribeiro dos Santos e Rodrigo Francisco de Paula.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE/ES
Renato Heitor Santoro Moreira
(27) 3636-5059 / 98849-4899

Com informações da ASCOM/PGE-SP

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard