Sedu apresenta Escola Viva para procuradores
Procuradores do Estado e do Ministério Público Estadual (MPES) participaram, na manhã desta quinta-feira (05), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), de uma apresentação sobre o projeto Escola Viva, promovida pelo secretário estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha e representantes do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que será a organização responsável pela implementação do programa.
A palestra foi realizada pela consultora do ICE, Thereza Barreto. Ela explicou detalhadamente como funcionará o projeto Escola Viva e sua metodologia de trabalho. “Esse novo modelo de escola deverá oferecer aos jovens a base que lhes permita transformar cada instante da sua vida escolar em diversificadas oportunidades de aprendizado, de participação e de promoção do seu autodesenvolvimento, sempre dirigidas para a elaboração e execução de seus projetos de vida”.
Ao final da palestra, o secretário de Educação, Haroldo Correa Rocha, explicou que, inicialmente, o Escola Viva será aplicado em cinco unidades escolares do Estado que ainda não foram definidas. Rocha ressaltou ainda que um dos critérios para a escolha das escolas será as boas condições físicas de suas instalações. No entanto, para o secretário, o maior desafio será o apoio da família aos estudantes que desejarem aderir ao tempo integral. “Sabemos que muitos jovens, atualmente, trabalham para ajudar em casa. Nesses casos, eles vão precisar fazer uma opção, e aí, o apoio da família será fundamental”, afirmou Haroldo.
O projeto de lei complementar que dispõe sobre o Escola Viva já está na Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. O documento foi entregue nesta quarta-feira (04) pelo governador Paulo Hartung, durante a prestação de contas dos 63 primeiros dias à frente do Executivo.