23/03/2009 09h20 - Atualizado em 20/10/2015 15h23

Biblioteca da PGE disponibiliza mais de 3.000 artigos indexados

Ao pesquisar uma palavra-chave no banco de dados da biblioteca da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o usuário encontrará como resultados não somente livros, mas também artigos de periódicos. Atualmente, são 3.159 artigos de periódicos indexados, referentes à coleção completa da Revista de Processo e da Revista Trimestral de Direito Civil.

A indexação é a identificação do artigo pelo seu conteúdo. Por meio dela, é mais fácil recuperar uma informação ou localizar um artigo sobre determinado assunto no banco de dados. Os periódicos são o principal meio de divulgação das atualidades nas diversas áreas do Direito. Daí a importância de manter acessível o conteúdo destas publicações.

A bibliotecária Claudia Barros Feitosa garante que a indexação é um serviço extremamente importante para a difusão do conhecimento. “Através deste trabalho, facilitamos a pesquisa e ampliamos a quantidade de informação disponível ao usuário”, explica.

Cláudia informou que os funcionários da biblioteca estão iniciando a indexação da coleção da Revista de Direito do Estado, e em seguida vão trabalhar com a Revista de Direito Ambiental. “O trabalho é gradual, mas procuramos disponibilizar os periódicos de maior demanda”, garante a bibliotecária.

Atualmente, a consulta ao acervo da PGE pode ser feita na biblioteca ou por meio de qualquer computador instalado na Procuradoria, no endereço http://biblioteca/.

A gerência de informática da PGE vem trabalhando junto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) para tornar o acervo disponível pela internet, possibilitando a consulta a partir de qualquer computador ou até mesmo do celular. A previsão é de que o serviço esteja disponível até julho deste ano.

Sumários on-line

Outro serviço que facilita a pesquisa dos usuários da biblioteca da PGE é o Alerta de Sumários Correntes. Ele permite que os usuários consultem pela Internet os sumários das últimas revistas jurídicas recebidas pela biblioteca e façam pedidos de cópias dos artigos por e-mail.
O serviço de Alerta de Sumários Correntes está localizado no menu vertical do sítio eletrônico da PGE, dentro do item Biblioteca. Para consultar o sumário, basta clicar no título desejado. O pedido de cópia de artigos é exclusivo para procuradores e servidores da PGE e pode ser feito pelo e-mail biblioteca@pge.es.gov.br.

Informações Adicionais:
A biblioteca da PGE é aberta ao público para consulta. O empréstimo de obras pode ser feito por procuradores, servidores e estagiários da Procuradoria.

Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Consultas pela intranet: http://biblioteca/

Assessoria de Comunicação da PGE/ES