Desembargador do TRT-ES faz palestra na PGE
Tutela coletiva como instrumento da proteção do meio ambiente de trabalho. Esse foi o tema da palestra proferida pelo desembargador do TRT-ES, Carlos Henrique Bezerra Leite, na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado.
Na ocasião, cerca de 50 pessoas estiveram presentes ao evento, que começou às 14h e só terminou às 17h30, após a realização de debate com os participantes. Os trabalhos foram iniciados com o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira, que apresentou o palestrante e, juntamente com os procuradores Rodrigo Francisco de Paula, Erico de Carvalho Pimentel e com o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, formaram a mesa de abertura.
Em sua palestra, Carlos Henrique destacou a importância do tema principalmente pelo fato de, segundo ele, o Brasil ser um dos campeões mundiais em acidentes de trabalho. “O meio ambiente de trabalho está diretamente relacionado a isso. E é um tema transversal, que pode ser tratado de forma bastante ampla, independente do regime jurídico de trabalho”, explicou o desembargador.
O palestrante afirmou ainda que a consciência ambiental – inclusive no ambiente de trabalho – é uma questão de educação. “Esse tema deveria ser tratado no âmbito das escolas. Não há outra alternativa”, afirmou Carlos Henrique. Para o desembargador, somente assim haverá uma mudança de cultura na sociedade. “O processo educativo passa por conhecimento e sensibilização diante de novas normas e modelos. Só assim poderá haver mudanças de cultura no âmbito social em relação a direitos e deveres”.
A palestra foi organizada pelo Centro de Estudos e Informações Jurídicas (CEI) da PGE, sob a coordenação da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (ESPGE). Os certificados de participação podem ser solicitados junto ao CEI, pelo e-mail cei@pge.es.gov.br.