07/11/2013 13h29 - Atualizado em 20/10/2015 15h25

Estado terá oito novos Fóruns no interior

Autoridades assinaram acordo durante solenidade no Palácio Anchieta

O governador Renato Casagrande assinou, nesta quarta-feira (06), durante solenidade realizada no Palácio Anchieta, um acordo de cooperação técnica para a construção de prédios onde funcionarão os novos Fóruns das comarcas de Anchieta, Alegre, Bom Jesus do Norte, Castelo, Fundão, João Neiva, Mimoso do Sul e Rio Novo do Sul. Juntamente com o governador, também assinaram o documento o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Pedro Valls Feu Rosa e os prefeitos ou representantes das respectivas cidades que serão contempladas.

Na ocasião, estiveram presentes desembargadores, deputados estaduais, vereadores dos municípios beneficiados, além do procurador-geral do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, do presidente da OAB-ES, Homero Mafra e o representante do Ministério Público Estadual, Josemar Moreira, dentre outras autoridades.

O governador Renato Casagrande destacou a necessidade de se governar com parcerias. “Diante de tantas turbulências vividas pelo Espírito Santo, desde 2011 foi preciso buscar parcerias para podermos governar com segurança. Foi buscando esse ambiente de parcerias que pudemos trabalhar para a população, oferecendo um atendimento de qualidade. A construção dos novos Fóruns é isso: uma parceria para oferecer melhor atendimento e serviços ao cidadão capixaba, aos juízes e advogados”, concluiu Casagrande.

Falando em nome de todos os prefeitos, a prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Roberta Cysne Novaes Leite, agradeceu ao governador e ao presidente do TJES pela parceria, destacando a melhoria que os novos prédios trarão para o atendimento ao cidadão e, também, para o trabalho dos advogados e juízes.

Da mesma opinião compartilhou o presidente da OAB-ES, Homero Mafra ao falar sobre a construção dos Fóruns. “Os municípios terão um lugar digno para que seus cidadãos busquem a Justiça. Isso não é apenas a construção de novos prédios, mas também a aproximação da Justiça com o povo”, comemorou Mafra.

O presidente do TJES, Pedro Valls Feu Rosa, iniciou seu discurso ressaltando a parceria que vem ocorrendo entre os poderes Executivo e Judiciário ao lembrar que, juntamente com os acordos anteriormente firmados para a construção dos Fóruns de Vitória e Serra, já são dez o número de Fóruns que, em parceria com o Governo do Espírito Santo, serão construídos. “Desconheço outro Estado da federação que faça o que está sendo feito aqui. Não há, no Espírito Santo, vaidades entre os poderes, mas sim parceria, amizade e cooperação. Nosso Estado é um exemplo de integração entre seus poderes”, disse Feu Rosa.