25/02/2011 11h05 - Atualizado em 20/10/2015 15h23

Governador apresenta os resultados do planejamento estratégico de Governo

O governador Renato Casagrande apresentou, na tarde desta quinta-feira (24), os resultados do planejamento estratégico de Governo que vão definir a confecção do documento intitulado “Caminhos do Amanhã”, que vai nortear as ações da administração nos próximos quatro anos.

“Nos últimos dois dias, reunimos dirigentes e secretários de Estado, distribuídos em 10 comitês, para definição de ações e metas para o nosso Governo, para o período de 2011 a 2014. Desses debates, surgiram mais de 200 propostas, que agora serão sistematizadas e adequadas ao Orçamento do Estado”, explicou o governador, que estava acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira e dos secretários de Estado de Governo, Robson Leite, e de Planejamento, Guilherme Pereira.

Segundo Casagrande, a próxima etapa do trabalho será realizada pelos gestores dos comitês, sob a coordenação do secretário de Planejamento, Guilherme Pereira, e deverá estar concluído em um prazo de 30 dias.

“Posso adiantar que a prioridade do nosso Governo, confirmada no seminário, é a redução das desigualdades sociais e regionais, através de ações integradas dos diferentes setores da administração. E esse trabalho vai começar pelas áreas de maior vulnerabilidade social, já identificadas pela equipe”, afirmou Casagrande.

Projetos iniciais
Para atender aos objetivos de redução das desigualdades sociais e regionais no Estado, foram definidos alguns projetos, ações e investimentos específicos.

Em alguns casos, trata-se do fortalecimento e ampliação de programas já existentes. Em outros, da criação e desenvolvimento de novos projetos, que associam metas de inclusão produtiva das famílias em situação de vulnerabilidade social com a promoção de um desenvolvimento regional mais equilibrado e sustentável.

Fundo de Combate à Pobreza
Os recursos desse fundo serão duplicados e transferidos diretamente aos fundos municipais de assistência social.

Rede de Proteção Social Básica e Especial
Ainda em 2011, serão 20 CRAS construídos ou ampliados em pleno funcionamento. Até 2014, serão construídos, equipados e colocados em operação mais 25 CRAS e 12 CREAS, em todas as regiões do estado.

Qualificação Social e Profissional Específica
Só este ano, serão oferecidas 20 mil vagas em todo o estado, de acordo com as necessidades econômicas de cada região. Até 2014, nossa meta com esse programa é garantir mais 100 mil vagas para a qualificação de jovens e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.

Carteira de Habilitação Social
O programa, voltado para famílias de baixa renda, vai oferecer qualificação de 1 mil motoristas profissionais em 2011. Até o final de 2014, a meta é garantir a entrega de mais 8 mil Carteiras Nacionais de Habilitação em todo o estado.

Unidades Produtivas para Geração de Trabalho e Renda nas Organizações Sociais
Serão 12 unidades implantadas em 2011, e a meta é colocar mais 60 unidades em operação até o final de 2014.

Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
O projeto existente ganhará nova dimensão, com a implantação de 200 unidades ainda este ano. A meta estabelecida no Planejamento Estratégico é implantar mais 500 unidades até 2014, distribuídas por todo o Estado e sempre com prioridade para as áreas de maior vulnerabilidade social.

Pronaf Mais Capixaba
Com o objetivo de apoiar e incentivar os pequenos produtores rurais, que formam a base da agricultura capixaba, esse programa vai garantir a implantação de 50 projetos de infraestrutura e a aprovação de 10 mil operações de crédito ainda este ano. A meta até 2014 é chegar a 120 projetos de infraestrutura implantados e 50 mil operações de crédito realizadas.

Programa de Comunicação em Distritos e Comunidades Rurais
Sistemas de telefonia móvel implantados em 25 distritos e comunidades rurais ainda este ano. Até o final de 2014, a meta é ter esses sistemas implantados em mais 120 localidades.

Saúde
Na Saúde, serão colocadas em funcionamento 34 novas unidades básicas em todo o estado, ainda este ano. E até 2014 serão construídas, equipadas e colocadas em operação mais 20 unidades.

Também este ano, serão concluídas e inauguradas as obras do novo Hospital Dório Silva e a primeira etapa da ampliação do Hospital São Lucas. Até 2014, todo o novo São Lucas estará concluído e em pleno funcionamento. Além disso, será construído e colocado em operação, até o final de 2014, o Hospital Infantil de Vitória.

O governador destacou que, entre os novos projetos, está a implantação da Rede de Atenção Materno-infantil. “Este ano serão 5 maternidades reformadas, ampliadas e equipadas. Até 2014, mais 15 unidades serão somadas a essa rede, cobrindo todo o Estado”, afirmou Casagrande.

Também este ano, será implantado o Sistema de Co-financiamento da Atenção Básica, com contrato de resultados. O Estado vai se associar com as administrações municipais para dar um salto de qualidade na atenção básica de saúde.

“A grande novidade, aqui, é que o repasse de recursos estará condicionado ao cumprimento de metas pactuadas entre os parceiros. O trabalho começa este ano, mas a meta é chegar a 2014 com os 78 municípios integrados ao sistema”, disse ainda o governador.

Outra linha para o fortalecimento, ampliação e qualificação dos serviços de saúde no Estado será a formação de Consórcios Intermunicipais. "Nossa meta para este ano é firmar e consolidar seis consórcios, para chegar a um total de 18 sistemas intermunicipais em 2014", disse o governador.

Educação
Na Educação, além dos projetos voltados para o fortalecimento, ampliação e modernização da rede estadual e principalmente para a melhoria da qualidade do ensino, foram definidos alguns projetos de grande importância social.

A implantação de sistema de cooperação técnica e financeira com os municípios, para ampliação da oferta de vagas e melhoria do atendimento na pré-escola é um deles. A meta, aqui, é ter implantado o sistema em 71 unidades, até 2014.

O Programa de Educação de Jovens e Adultos, com ações específicas para redução do analfabetismo, terá a meta de oferecer 60 mil vagas este ano e chegar a mais 120 mil vagas em 2014, com alternativas de ensino presencial e à distância.

Implantação da jornada ampliada nas escolas estaduais está em fase de estudos com conclusão ainda este ano, e a meta é implantar o sistema em 40 escolas estaduais, localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social.

Segurança e Defesa Social
Além dos projetos de ampliação dos quadros funcionais das áreas de segurança, justiça e defesa social, construção e equipamento de delegacias e presídios e investimentos na modernização do sistema estadual de segurança pública, alguns projetos irão apoiar o esforço de redução da violência e da criminalidade no estado.

O principal deles prevê a realização de um esforço concentrado, com a integração de recursos e programas de diferentes áreas do Governo, para ampliação da presença do Estado em áreas de maior vulnerabilidade social. “Para este ano, trabalhamos com a meta de implantar o programa em cinco áreas. Até 2014, serão atendidas mais 25 áreas vulneráveis, em todas as regiões do Estado”, explicou o governador.

O Planejamento
O Planejamento Estratégico durou dois dias e contou com as palestras do maestro João Carlos Martins, na noite de abertura, do diretor de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), João Sicsú, no primeiro dia, e do jornalista Paulo Henrique Amorim, abordando o cenário político nacional, no encerramento.

O governador Renato Casagrande foi homenageado ainda na abertura do evento, após o seu pronunciamento e a fala do maestro João Carlos Martins, pelo cantor Manoel Peçanha Nascimento, portador de deficiência visual, que é tenor do coral Arte Sem Limite, e servidor público do Estado.

Num pronunciamento improvisado, Peçanha emocionou a plateia presente e o próprio governador Renato Casagrande.


“Boa noite, eu sou Manoel, sou atleta, já participei de campeonatos em nível nacional e, todas as vezes que eu corro, na metade do caminho, às vezes eu chego a pensar: será que eu vou conseguir? Será que eu vou ter forças para chegar? Observando essas coisas, trago para nosso momento, ao olhar a caminhada do nosso governador Renato Casagrande, posso pensar que ao longo de sua jornada, durante toda a sua vida, ele pensou durante o caminhar: vou conseguir chegar? Como estarei lá? Como irei comemorar isto? Hoje, nos enche o coração de alegria porque a sua vitória, governador, não pode somente ser vista por aqueles que podem enxergar. Por aqueles que podem olhar nos seus olhos e dizer: você venceu! Mas, também, você pode ser visto por aqueles que podem enxergar com o coração e que puderam, ao longo de toda a sua história, visualizar e aprovar a sua caminhada.

Parabéns Renato Casagrande! Parabéns pela sua vitória! E que podemos dizer como alguém disse um dia: o povo tem o governo que merece.”

Informações à Imprensa:
Assessor de Comunicação do Governo 
Estado do Espírito Santo 
Rodolfo Harckbart 
27 9945-7534 
rodolfo.leal@seg.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação/PGE
Thalita Dias
Tel.: 3636-5059/ 9887-8488
 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard