03/06/2009 13h21 - Atualizado em 20/10/2015 15h24

I Congresso da Advocacia Pública no Estado começa nesta quinta-feira (4)

Mais de 250 advogados e estudantes de Direito de todo o País participam nesta quinta (04) e sexta-feira (05), no Centro de Convenções de Vitória, do I Congresso da Advocacia Pública no Espírito Santo. O evento é organizado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado (ESPGE) em parceria com a Procuradoria Geral de Vitória, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo e a Advocacia Geral da União.

O procurador do Estado e diretor acadêmico da ESPGE, Anderson Sant´Anna Pedra, ressalta que, já na primeira edição, o evento conseguiu congregar praticamente todos os segmentos da advocacia pública. Ele disse que a expectativa dos organizadores é proporcionar a integração dos advogados públicos e reflexão sobre o exercício de suas atividades.

O encontro vai contar com uma programação composta por palestras e grupos de trabalho sobre temáticas relacionadas à advocacia pública nas esferas federal, estadual e municipal. Os temas serão abordados por renomados profissionais como o ministro e advogado geral da União, José Antônio Dias Toffoli; o presidente da comissão de advogados públicos do Conselho Federal da OAB-ES, Willian Guimarães Santos; e o secretário nacional da reforma do judiciário, Rogério Favreto. Confira a programação.

Dia 04/06 (quinta-feira)

8h30 - Credenciamento e entrega de material

9h00 - Solenidade de Abertura

9h30 - “A OAB e a Advocacia Pública – O provimento nº 114/2006 do Conselho Federal da OAB”,
Raimundo Cezar Britto Aragão - Presidente da OAB

10h10 - “A postura do advogado diante dos novos paradigmas do Direito Administrativo”
Gustavo Binenbojm – Professor Doutor de Direito Administrativo da UERJ

10h50 - “Advogados Públicos: Responsabilização x Independência”
José Eduardo Martins Cardozo - Deputado Federal, Coordenador da Frente Parlamentar da Advocacia Pública e Professor da PUC/SP

11h30 - Debates

12h - Intervalo

14h - Grupos de trabalho – pré-enunciados. Discussão de temas de interesse das categorias:

Advogados Públicos Federais – Relatores:

a) Institucional (14 às 16h): Dalton Santos – Escola da AGU

b) Corporativo (16 às 18h.): João Carlos Souto - Coordenador do Fórum da Advocacia Pública Federal

Procuradores Estaduais – Relatores:

a) Institucional (14 às 16h.): Adriano Rabelo e Anderson Sant’ana Pedra - CEI/ESPGE-ES

b) Corporativo (16 às 18h.): Ronald Bicca – Presidente da ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores Estaduais) e Santuzza da Costa Pereira – Presidente da APES (Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo)

Advogados Públicos das Autarquias e Fundações Públicas – Relatores:

a) Corporativo (14 às 18h.): Marcos Vitório Stamm - Presidente da ABRAP (Associação Brasileira de Advogados Públicos) e Leandro Barbosa Morais - Presidente da AESAP (Associação Espírito-Santense dos Advogados Públicos)

Procuradores Municipais – Relatores:

a) Institucional (14 às 16h.): Flávia de Sousa Marchezini – CEJUR/PGM

b) Corporativo (16 às 18h.): Cristiane da Costa Nery – Presidente da ANPM (Associação Nacional dos Procuradores Municipais)

Dia 05/06 (sexta-feira):

8h00 - Grupos de Trabalho - Pré-enunciados: discussão de temas de interesse das categorias:

Defensores Públicos no ES – Relatores:
a) Corporativo (8 às 12h): André Luis Machado de Castro – Presidente da ANADEP (Associação Nacional dos Defensores Públicos) e Bruno Pereira Nascimento – Presidente da ACADEP (Associação Capixaba dos Defensores Públicos)

Comissão Nacional dos Advogados Públicos e Comissões Seccionais respectivas – Relatores:

Willian Guimarães Santos de Carvalho (Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB) e Evandro de Castro Bastos (Presidente da Comissão de Advogados Públicos da OAB-ES)

Associação Nacional de Procuradores de Assembleias Legislativas – Relatores:

a) Corporativo (8 às 12h): Paulo Gilberto Amorim Danin - Presidente da ANPAL (Associação Nacional de Procuradores de Assembleias Legislativas) e Derli Baiense Moreira - Presidente da APROLEGES (Associação dos Procuradores de Estado do Poder Legislativo do Estado do Espírito Santo)

12h00 - Intervalo

14h00 - “O I Diagnóstico da Advocacia Pública: objetivos e conteúdo”
Rogério Favreto - secretário Nacional da Reforma do Poder Judiciário

14h40 - "Advocacia Pública e Estado: a Prevalência do Interesse Público na Constituição Dirigente"
Martônio Mont’alverne Barreto Lima – Professor Doutor de Direito Cosntitucional da Universidade de Fortaleza –CE

15h20 - Debates

16h00 - Intervalo

16h20 - Leitura dos Enunciados de Interesse da Advocacia Pública Brasileira - Fala dos Presidentes das entidades representativas de classe e dos organizadores do evento.

17h00 - “A Advocacia Pública e o controle da legalidade”
José Antônio Dias Toffoli - Advogado Geral da União

18h – Solenidade de encerramento

Serviço:
I Congresso da Advocacia Pública no Espírito Santo
Data: 4 e 5 de junho
Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia, Vitória.

Mais informações sobre o Congresso no site www.oabes.org.br/congresso ou pelos telefones 3081-2469 e 3232-5606.

(27) 3380-3049/ 9887-8488