30/05/2011 06h30 - Atualizado em 20/10/2015 15h23

Mobilidade urbana e gargalos logísticos em debate em fórum no Espírito Santo

Fórum irá reunir nomes de peso para discutir propostas e buscar alternativas para a infraestrutura capixaba e brasileira

A eficiência das Parcerias Público Privada (PPPs), o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) do Governo Federal, novos projetos para a mobilidade urbana e o planejamento das cidades. Esses são alguns dos temas a serem discutidos nesta segunda e terça-feira, durante o III Fórum Empresarial de Logística e Infraestrutura, no hotel Golden Tulip. O evento é apenas para convidados.

Realizado pela Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes) e pelo Governo do Estado, o evento contará com a presença do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, do procurador de Minas Gerais Érico Andrade; do secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, além de autoridades, empresários e técnicos do setor.

“Num momento em que o Brasil vive uma realidade crítica, necessitando de obras de infraestrutura em todos os seus modais, o Fórum é o ambiente mais propício para encontrar alternativas e desenvolver planos de ação para agir de forma coesa e planejada no que diz respeito às reivindicações das nossas demandas. É a oportunidade de debater os problemas, a total dependência dos recursos federais para resolver nossos gargalos e também a dificuldade que Governo tem enfrentado para implementar projetos de infraestrutura”, disse o presidente da Fetransportes, Luiz Wagner Chieppe.

Com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, o primeiro dia do evento irá tratar sobre Parceria Pública Privada (PPP), que terá como conferencista o procurador e doutor em Direito Érico Andrade. O painel contará ainda com a participação do procurador geral do Espírito Santo, Rodrigo Júdice, e do procurador-chefe da Procuradoria de Consultoria Administrativa da PGE, Leandro Mello Ferreira.

“Vamos dar uma roupagem jurídica ao evento. É importante discutir previamente para antevir alguns problemas jurídicos que possam surgir e já começarmos a trabalhar para a solução desses problemas. O evento será um espaço fundamental para pensarmos e discutirmos essas soluções jurídicas para os futuros investimentos em infraestrutura no Estado”, disse Júdice.

Após o debate, o procurador do Estado Anderson Sant’Ana Pedra falará sobre a concessão sob uma perspectiva constitucional. Nesse mesmo dia, ocorrerá paralelamente ao evento uma reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Transportes (Consetrans), com a presença do presidente do órgão, o secretário de Minas Gerais, Carlos Melles.

Integração de modais e mobilidade urbana

No segundo dia do III Fórum Empresarial de Logística e Infraestrutura do Estado, a abertura será feita pelo diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que vai falar sobre Logística e Integração de Modais. Homem de confiança da presidente Dilma Rousseff, ele está à frente do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que visa ligar o Rio de Janeiro à Campinas.

Logo depois, o secretário de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, irá falar sobre a Integração dos Corredores Logísticos para o Espírito Santo e Brasil, utilizando como base o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), do Governo Federal.

O terceiro painel irá focar questões como mobilidade urbana e o planejamento das cidades, com o conferencista Wagner Colombini, que é presidente da Logit Engenharia Consultiva e mestre em Planejamento e Transportes. Defensor do BRT (Bus Rapid Transit), ele debaterá o assunto ainda com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; com o diretor da Metro Cali, da Colômbia, Roberto Gonzalez,; e do superintendente do Setpes de Salvador, Horácio Brasil.

Para finalizar o evento, Marcílio Machado, economista e presidente da Famex Importadora e Exportadora, fará uma palestra sobre o Capital Humano e a Empregabilidade, contado com a presença de representantes do presidente da Fapes, Anilton Garcia; do Ferrous, Jorio Dauster; do presidente da Faesa, Alexandre Theodoro; e da diretora do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Paula Vescovi.

Serviço
III Fórum Empresarial de Logística e Infraestrutura do Espírito Santo
Data: 30 e 31 de maio
Local: Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá
Apenas para convidados


Informações à Imprensa:
Larissa Linhalis
Assessoria de Comunicação da PGE
(27) 3636-5059 / 9887-8477
 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard