23/02/2011 11h48 - Atualizado em 20/10/2015 15h23

Planejamento Estratégico: começa o trabalho em direção ao ‘Caminhos do Amanhã’

O governador Renato Casagrande deu início, na noite desta terça-feira (22), em evento no Centro de Convenções, em Vitória, aos trabalhos do Planejamento Estratégico do Governo do Estado, que seguem até esta quinta-feira (24), quando será elaborado o documento “Caminhos do Amanhã”.

Aproximadamente 800 pessoas, entre representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, deputados estaduais, secretários de Estado, presidentes de entidades de classe, representantes de federações e de organizações não governamentais participaram da solenidade, que também contou com uma palestra motivacional do maestro João Carlos Martins.

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Júdice, e uma comitiva de procuradores do Estado participam do seminário, que prossegue nesta quarta-feira (23) com programação exclusiva para secretários, subsecretários, diretores de autarquias e empresas públicas, gerentes e assessores, totalizando aproximadamente 200 membros da equipe.

Serão discutidos nesse dia os principais projetos e as prioridades da gestão 2011-2014, que serão alinhados ao mapa estratégico do Governo. O diretor de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), João Sicsú, fará uma palestra sobre o cenário econômico nacional, abordando os desafios da economia nos próximos anos.

Já nesta quinta-feira (24), das 8 às 12 horas, acontecem os debates dos trabalhos em grupo e uma palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, abordando o cenário político nacional. O encerramento será feito pelo governador Renato Casagrande.

Prioridades
Em seu discurso de abertura, o governador destacou que o planejamento é necessário para definir claramente as prioridades da administração, a fim de que sejam realizadas as ações desejadas e merecidas pela população, e para que as oportunidades que se apresentem possam ser integralmente aproveitadas pela gestão.

“Sem esse planejamento, corremos sempre o risco de ir além das nossas possibilidades. Foi assim que muitos governantes, no impulso de colocar em prática seus projetos, acabaram comprometendo as finanças públicas e legando dificuldades para seus sucessores”, avalia.

Renato Casagrande também falou sobre a necessidade de motivação e integração das equipes de secretários, subsecretários e gerentes, para o sucesso dos programas e projetos que serão priorizados nos próximos anos.

“Não vamos discutir aqui projetos sem viabilidade, factóides ou peças de propaganda. O que desejo ver em cada um de vocês é a saudável ousadia de quem confia no potencial do nosso Estado e na capacidade da nossa gente. Vamos trabalhar de maneira integrada, com base em comitês temáticos que reúnem diferentes secretarias. É assim também que devem ser pensadas nossas prioridades”, afirmou.

“Caminhos do Amanhã”
O documento final a ser confeccionado após o término dos trabalhos do planejamento, chamado de “Caminhos do Amanhã”, será incluído nas discussões do Plano Plurianual de Aplicações (PPA), do Governo do Estado.

Além disso, o documento também será apresentado à sociedade civil organizada nas regiões administrativas do Espírito Santo. A ideia é, a partir da peça formalizada nos debates do planejamento, atender os focos prioritários de atenção à vulnerabilidade social e descentralização do desenvolvimento, com a geração de oportunidades para todos.

Assessoria de Comunicação do Governo
Rodolfo Harckbart