01/12/2009 08h15 - Atualizado em 20/10/2015 15h22

Procurador do Estado é empossado como membro efetivo do TRE-ES

O procurador do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, tomou posse na tarde desta segunda-feira (30), como juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo na classe dos juristas. A sessão solene, que aconteceu na sala de Sessões Plenárias do TRE-ES, em Vitória, foi presidida pelo desembargador Manoel Alves Rabelo e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do presidente do Triobunal de Justiça, Álvaro Bourguignon, do deputado estadual Givaldo Vieira, que representou o presidente da Assembleia, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Augusto Genelhu, além de desembargadores, juízes, advogados, servidores da Justiça Eleitoral e outras autoridades.

O discurso de boas-vindas foi feito pelo juiz Telêmaco de Abreu, que destacou que Rodrigo é um jovem advogado, de 37 anos, em evidência, com um currículo de grande experiência. Rodrigo, por quatro vezes, compôs a listra Tríplice do Tribunal de Justiça para o TRE, e desta vez foi escolhido pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. O advogado Amulio Finamore fez a saudação como representante da classe.

Em seu discurso, o novo juiz lembrou que seu tio e padrinho, desembargador Renato de Matos, presidiu TRE, onde fez história, tendo lançado a pedra fundamental da atual sede do Tribunal. “O cargo público não pertence ao juiz, o juiz é que pertence ao cargo”, ressaltou Júdice que, visivelmente emocionado, agradeceu aos pais e à sua família.

Ele disse que o direito ao voto nunca foi tão exigido no Brasil, mas que a gente ainda precisa resolver diversos problemas sociais, para que tenhamos plena cidadania, concluiu.

Rodrigo Marques de Abreu Júdice substituirá o advogado Aroldo Limonge por um mandato de dois anos. Júdice foi escolhido por meio de uma lista tríplice –que incluía também os advogados Aroldo Limonge e José Domingos de Almeida - formulada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo e encaminhada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Além de Júdice, foi nomeado como juiz substituto da classe dos juristas o procurador Gustavo Cesar de Mello Calmon Holliday. Ele ocupa a vaga de Namyr Carlos de Souza Filho, recentemente empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES).

(27) 3233-3345/ 9887-8488

Superintendência Adjunto de Imprensa